O presidente do Sindicato dos Comerciários de Marília – empregados, Mário Herrera, desafiou o representante do Sindicato do Comércio – patronal a entregar acordos individuais assinados por ele (Mário Herrera) com empresas da cidade, com redução de jornada e salário, suspensão de contrato, antecipação de férias e teletrabalho, que contrariam a legislação e a Convenção Coletiva de Trabalho (cláusula 43 da CCT2020/21). “Desafio o Sindicato do Comércio a entregar tais acordos que me acusam de ter assinado. Como sempre, tentam alterar os fatos para prejudicar o trabalhador comerciário”, desabafou.

Ontem (28), o Sindicato do Comércio – patronal divulgou na mídia de Marília que notificou extrajudicialmente o Sindicato dos Comerciários – empregados por realizar acordos coletivos sem a participação do representante patronal. “Nenhum Acordo foi efetuado pelo Sindicato dos Comerciários. Temos sempre a intenção de realizar acordos para garantir empregos e direitos, sempre com a participação dos Sindicatos envolvidos, como de costume”, explicou Herrera.

Herrera disse ainda, que esse tipo de publicação não contribui em nada. “Esse posicionamento do Sindicato do Comércio – patronal é equivocado. Todas essas discussões foram superadas pela MP1045 – Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, assinada no último dia 27 pelo Governo Federal. Tudo isso, apenas tumultua e não ajuda em nada comerciários e comerciantes. Infelizmente, temos que perder tempo em responder isso”.

Quanto a indagação de que o Sindicato dos Comerciários havia ignorado repetidas propostas legais do Sindicato patronal para acordos, Herrera disse; “Nunca ignoramos uma boa negociação e discussão. Esse é o papel do Sindicato. Infelizmente, todas as propostas encaminhadas ao representante patronal foram ignoradas”, explicou Herrera.