No dia 30 de outubro é comemorado o Dia do Comerciário. Na cidade de Marília a categoria tem aproximadamente 12 mil trabalhadores e é reconhecida como profissão pela Lei nº 12.790/2013 sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

A cláusula 30 da Convenção Coletiva de Trabalho estabelece uma remuneração especial para os comerciários em comemoração ao Dia do Comerciário.

Segundo Mário Herrera presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Marília nesse mês a categoria tem direito a uma remuneração especial.“Todo comerciário contribuinte com 91 dias até 180 dias de trabalho na mesma empresa fará jus a 1 dia de abono, e o comerciário com registro acima de 181 dias terá direito a 2 dias de abono, que devem ser remunerados na folha de pagamento de outubro”.

“Esse benefício demonstra a importância do trabalhador comerciário e também a força da entidade sindical que busca sempre valorizar a categoria garantindo direitos na Convenção”, disse Herrera.

O comerciário e a empresa em comum acordo podem definir que o abono seja transformado em descanso desde que o acordado entre as partes. O Sindicato solicita que o acordo seja protocolado na entidade.

Em caso de dúvida e denuncias o comerciário pode ligar no telefone (14) 3413-1059 ou ir até o Sindicato na Rua Catanduva, 140.