Diz a historia que em 1908 era fundado no Rio de Janeiro a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, organizada pelos “caixeiros” – nome dado aos empregados no Comércio, guarda-livros, escriturários entre outras figuras trabalhistas da época que se sentiam injustiçados pelos comerciantes.

Já em 29 de outubro de 1932, uma manifestação dos caixeiros se aglomerou no Largo da Carioca no Rio de Janeiro e ganhou apoio de professores, bancários, jornalistas, ferroviários entre outros que marcharam em direção ao Palácio do Catete, com quase 5 mil pessoas.

Então o presidente Getúlio Vargas os recebeu da sacada e nesse mesmo dia assinou o Decreto Lei n°4.042, de 29 de outubro de 1932, que acabava com a carga horária de 12 horas diárias, para 8 horas. O decreto-lei foi publicado no Diário Oficial do dia seguinte, 30 de outubro de 1932, e por esse motivo se comemora-se dia 30 de outubro o “Dia do Comerciário”.

No mês de outubro os comerciários têm direito a um abono salarial em comemoração ao Dia do Comerciário.  Funcionários com mais de 90 dias na empresa tem direito a 1 dia de abono, acima de 181 dias, 2 dias de abono, que devem ser remunerados na folha de pagamento de outubro.(Cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor).

Além do benefício previsto na Convenção Coletiva, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Marília sempre presenteia os comerciários com sorteio de brindes ou dinheiro.

Informações

Rua Catanduva nº140 – Centro

CEP 17500-240 – Marília/SP

Telefone: (14)3413-1059

e-mail: sindicato@secmarilia.org.br

Site: www.secmarilia.org.br

Facebook: www.facebook.com/comeciariosmarilia